Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Chaetostoma scoparium Cogn. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-04-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Luiz Santos

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): José Fernando Baumgratz


Justificativa

Endêmica do estado de Goiás, a espécie é restrita à região da Chapada dos Veadeiros, município de Alto Paraíso de Goiás (Koschnitzke & Martins, 2006). Ocorre em vegetação associada às formações campestres do Cerrado, sendo encontrada em Campos Rupestres, Campo Limpo arenoso, campo com solo rochoso e, em vegetação a beira de rios (CNCFlora, 2013; Martins & Rodrigues, 2014). Apresenta EOO de 209,68 km², AOO estimada em 16 km² e está sujeita a três situações de ameaças considerando suas localidades de ocorrência. As atividades agrícola e pecuária em atual e constante expansão no estado de Goiás, particularmente no município de Alto Paraíso (Souza & Felfili, 2006), representam graves ameaças para a espécie, causando declínio contínuo de EOO e AOO. Além disso, essas atividades resultam em declínio da qualidade do hábitat em função dos impactos indiretos causados pelas atividades agropecuárias, como a invasão de gramíneas exóticas e o aumento na frequência de incêndios (Fiedler et al., 2006). Tendo em vista que não há registro da espécie em área protegida, são necessários investimentos para a busca de novas ocorrências na região e para o desenvolvimento de planos de ação necessários para a sua conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Chaetostoma scoparium Cogn.;

Família: Melastomataceae

Sinônimos:

  • > Microlicia clavillosa ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Engler, A. Bot. Jahr. Syst., XXI: 447, 1896. C. scoparium é reconhecida pela ramificação bem diferente das demais, apresenta caule principal espesso e os ramos secundários dicotômicos ou tricotômicos. Outras características importantes são as folhas e lacínias com nervuras inconspícuas, com margem ciliado-glandulosa e coroa do hipanto com longos (1-2,5 mm) tricomas glandulares (Koschnitzke & Martins, 2006).

Distribuição

Endêmica do estado de Goiás, município de Alto Paraíso de Goiás (Chapada dos Veadeiros) (Koschnitzke & Martins, 2006; Santos et al., 2009; Martins & Rodrigues, 2014).

Ecologia

Caracteriza-se por subarbustos eretos, não cespitosos, de 0,5-1,5 m de altura, essencialmente glabros, com caule principal espesso, ramos secundários dicotômicos ou tricotômicos; encontrados em Campos Rupestres (Koschnitzke & Martins, 2006; Santos et al., 2009), Campo Limpo arenoso, beira de rio (Zanatta 549) e campo com solo rochoso (Gates 215).

Reprodução

Coletada em flor nos meses de janeiro a abril, de junho a julho e de outubro a novembro, em fruto nos meses de março a abril, em junho e de outubro a novembro (Koschnitzke & Martins, 2006).

Ameaças

2.1.3 Agro-industry farming
Incidência regional
Severidade high
Detalhes No município de Alto Paraíso de Goiás a atividade agrícola encontra-se em constante expansão (Souza & Felfili, 2006).

2.3 Livestock farming & ranching
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A pecuária configura importante ameaça no município de Alto Paraíso de Goiás, contribuindo para invasão de gramíneas exóticas e aumento na freqüência dos incêndios (Souza & Felfili, 2006).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes As modificações na paisagem devido a produção agrícola e pecuária, tem sido considerada a principal causa de degradação do Cerrado e causado um aumento na freqüência de fogo na região da Chapada dos Veadeiros e, provavelmente, alterado a capacidade de recuperação de elementos da biota mais sensíveis a esse distúrbio (Fiedler et al., 2006).

Referências

- MARTINS, A.B.; RODRIGUES, K.F. 2014. Chaetostoma In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB9436).

- KOSCHNITZKE, C.; MARTINS, A.B. Revisão taxonômica do gênero Chaetostoma DC. (Microlicieae-Melastomataceae). Arq. Mus. Nac. Rio de Janeiro, v.64, n.2, pp.95-119, 2006.

- SOUZA, C. D.; FELFILI, J. M. Uso de plantas medicinais na região de Alto Paraíso de Goiás, GO, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, n.1, p. 135-142, 2006.

- FIEDLER, N. C.; MERLO, D. A.; MEDEIROS, M. B. Ocorrência de incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás. Ciência Florestal, v. 16, n. 2, 2006.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.

Como citar

CNCFlora. Chaetostoma scoparium in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Chaetostoma scoparium>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 28/11/2014 - 16:03:50